sexta-feira, 15 de março de 2013

Calendário cavalo dos anos 90


Calendário, o cavalo que marcou época
O cavalo a que me refiro é o calendário, que foi de propriedade do Ivan Nunes, de Caruaru. Vi esse cavalo disputar com outros grandes nomes de sua época, inclusive com diversos vaqueiros lhe montando ao mesmo tempo e ter, sempre, apresentações impecáveis. Para mim, podem dizer que foi marketing, que ele só corria disputas, ou seja lá o que for, mas um cavalo que ganha dois carros e uma moto em um único dia, com três vaqueiros diferentes, bem diante de meus olhos, não pode ser outra coisa, senão, excelente.
Um cavalo diferente
O Calendário tinha um estilo próprio de correr. Não era desses cavalos muito “rasgadores”(que fazem um ângulo muito fechado na derrubada do boi), mas a facilidade com que derrubava os bois fazia com que a coisa parecesse mais fácil do que de fato era. Dentre os muitos vaqueiros que o vi montando, destaco o João Batista, da Paraíba, que com sua habilidade potencializava ainda mais a performance do atleta Calendário. Era bem interessante: parecia que ele iria “colar” (não angular para derrubar o boi) , mas sua “botada” (arrancada para causar a queda) era suficiente para que o boi não desse mais nenhum passo além do desejado pelo vaqueiro.
O melhor cavalo de 1999
Prometo fazer, no futuro, outro post sobre esse cavalo, abordando mais a sua trajetória, seus prêmios e colocando aqui umas fotos legais de suas apresentações – penso que ele merece essa homenagem. Pois o que eu conheço a seu respeito é a pura impressão de um admirador de suas corridas, na arquibancada. Espero com algumas pesquisas levantar mais informações sobre sua história. Para já, posso me aprofundar mais tendo como base uma matéria da Revista Conexão Vaquejada com o título: “Calendário, a grande performance do campeão”. Essa revista elegeu o Calendário como o melhor cavalo de vaquejada de 1999 e publicou o seguinte texto a seu respeito:
Revista Conexão Vaquejada (Ano IV, nº22, pág. 36)
A eficiência do cavalo Calendário foi decisiva durante a eleição do III Prêmio Conexão Vaquejada. Recebeu a maioria dos votos e consagrou-se no mundo da vaquejada.
calendario1
Calendário. Este foi o nome mais lembrado pela maioria das pessoas que votaram na eleição dos melhores do ano de 1999. Com nove anos de idade e uma carreira de seis anos, o Diamond Mac é um verdadeiro destaque nas pistas de corrida. Ele chama atenção pela performance. Tem muita pressão no avanço e abre para facilitar a queda do boi. Montado pelo vaqueiro João Batista, o cavalo conquistou o primeiro lugar geral no Circuito Pernambucano de Vaquejada de 1999. Vencedor de mais e 30 prêmios, o animal de empresário Ivan Nunes da Silva é imbatível.
A história de um cavalo construindo a de muitos vaqueiros
Treinado e montado pelo vaqueiro Edmílson Valentim, Calendário foi destaque da edição número 15 da Revista Conexão Vaquejada. Eficiência foi então o adjetivo mais adequado. O quarto de milha puro chega rápido para fazer a volta e é excelente no esbarro. Sabe se posicionar no meio da pista e sair quando está na beira da cerca. Faz um trabalho sem erros na opinião de Edmílson. Por esse motivo, ele arrebatou prêmios valiosos nas vaquejadas pernambucanas.
calendario2PERFIL
Nome: Diamond Mac Shad SLN
Apelido: Calendário
Idade (em 1999): 10 anos
Local de nascimento: São Paulo
Raça: Quarto de MilhaPosição de corrida: Esquerda
Calendário foi o vencedor da disputa acirrada com outras potências como a égua Luna, montada pelo vaqueiro Dinir Nogueira, da equipe do Parque Ilha dos Veados, em Aracati-CE; o Cavalo Lourinho, do empresário Jonatas Dantas, do Rio de Janeiro; e o cavalo Ronaldinho, montado por Ademir, de propriedade de Tuca Campos, da Bahia. Mais um prêmio, para quem já está tão acostumado com as vitórias.
Ranking dos melhores cavalos de vaquejada de 1999
1º   -  Calendário
2º   -  Lourinho
3º   -  Nativo
4º   -  Ronaldinho
5º   -  Luna6º   -  Melado
7º   -  Navegante
8º   -  Vagabundo
9º   -  Maradona
10º -  Serrano
11º -  Cavalo de Bibi
12º -  Outros

Nenhum comentário:

Postar um comentário